Pages

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Nankim ou lápis? - Comentário de um Desenhista amador!


Olá meus amigos After Paradienses, agora, além de publicar as páginas novas, eu vim explicar uma coisa de desenhista... que até ontem eu não entendia, mas agora finalmente compreendo!
Ganhei hoje, dia 15/12/10, minhas 2 primeiras canetas Nankim, 0.5 e 0.8! Fiquei feliz pacas, parece ser uma caneta comum, mas é o sonho de muitos desenhistas amadores como eu! Sempre quis uma, mas não conseguia, so conseguia dinheiro para comprar uma descartavel, mas não comprava.. eu guardei para comprar uma que possa trocar a tinta e tudo!

Pois vejamos, qual a diferença entre lapís/caneta bic para a caneta Nankim?
Eu estou deixando a imagem á cima para vocês, a imagem a esquerda é de Nankim, a direita é lápis.
Se olhamos bem, com a imagem ampliada, e observando bastante, com a caneta nankim o desenho fica mais destacado e até mais natural, mais preto. Enquanto se olharmos para o desenho de lápis, observaremos que não há um "preto absoluto", tem um tom meio rocho que o escaner e as máquinas modernas geralmente pegão, sem falar que se você não riscar muito, não irá ficar muito destacado, e se você riscar demais o desenho vai ficar meio "sujo", riscos leves fora das direções normais de desenho... isso você observa se ampliar bastante, enquanto com a Nankim, não exige tanto esforço para causar esse destaque.

Mas, no entanto, porém, toda via... profissionais preferem utilizar coleção de lápis, H1,H2,B1,B2...(dentre outros) para usar em desenhos mais sofisticados, retratos, auto-retratos, com sombra detalhadissima porquê realmente esses lápis proporcional esse detalhe todo, pois há diferentes toms de pretos usando o lápis, fazendo uma bela sombra.
Enquanto a Nankim vai fazer o esse "preto absoluto" , com uma melhor arte-finalização.

Nankim - Preto forte, melhor arte-finalização.
Lápis - Diferentes toms de preto, mas não o mesmo da nankim, melhor para desenhos detalhistas, com muitas sombras.

Para vocês terem uma ideia, com o lápis, o preto não é forte, e como visto, é meio "rocho", eu tinha que editar a cor no photoshop, para que esse rocho passa-se a ser preto, e logo limpar os riscos/sujeiras do desenho...para logo então aumentar o contraste, ficar mais escuro...editar os traços.. reajeitar tudo.. pintar ...e tudo isso para arte-finalizar.
Com a Nankim o processo de arte-finalizar é mais rapido, não exige tanto no pc, e sim a mão, o que é bem mais facil e melhor, e como opnião própria, mais bonito.

0 comentários: